Governo revoga portaria com mudanças no Sistema de Avaliação da Educação Básica Educação
O Ministério de Educação anulou a portaria que previa novas regras para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), publicada nesta segunda-feira (25). A decisão, que consta no Diário Oficial da União desta terça-feira (26), foi assinada pelo ministro Ricardo Vélez Rodrígues.
A portaria anterior definia que a medição da qualidade da alfabetização das crianças só seria feita a partir de 2021. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), este prazo foi estabelecido em função da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da nova política de alfabetização.
A suspenção da avaliação do nível de alfabetização das crianças desagradou, além dos gestores, toda a comunidade educacional. A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, vice-presidente da AMA disse que a alfabetização na idade certa é essencial para o país. “ precisamos sim, de um diagnóstico para entender qual a melhor forma de alfabetizar. A avaliação do nível de alfabetização das crianças brasileiras será sempre necessária, é bom que o MEC informe claramente e rapidamente sua estratégica sobre este assunto, pois os municípios precisaram ter condições de planejarem juntos com o MEC o novo processo de avaliação.”
A organização Todos pela Educação considera que adiar a avaliação das crianças é um erro.“A gente teve a última em 2016. Pela portaria, a próxima será só em 2021. Então é uma distância, uma lacuna gigantesca. Vamos ficar todo esse tempo sem saber se as políticas que estão sendo implementadas lá na ponta, nas escolas, estão dando resultado ou não”, disse Priscila Cruz.
Ascom AMA
Com informações das agências de notícias
A quem interessar como se agrava a desigualdade social através de políticas de educação fadadas ao fracasso, essa leitura é essencial:
A Produção de Fracasso Escolar – Maria Helena Souza Patto