Jequiá da Praia e Santana do Ipanema abrilhantam discussões no Congresso Nacional de Secretários Municípios
O segundo dia do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o 6º Congresso Norte e Nordeste que acontecem simultaneamente até esta sexta-feira (27) em Belém do Pará, iniciou com um vídeo elaborado pelo Conasems com as principais reivindicações dos municípios brasileiros quanto ao SUS para os candidatos à Presidência da República. O material foi exibido na mesa “Saúde e eleições 2018” antes das apresentações dos presidenciáveis Guilherme Boulos e Manuela D’Ávila, únicos que marcaram presença nos debates.
Durante à tarde, a vice-presidente do Nordeste do Conasems, Normanda Santiago, também secretária de Saúde de Santana do Ipanema, coordenou o painel sobre Emendas Parlamentares: Propostas e Execução, que deve ser reapresentado em breve em Alagoas. No mesmo horário, a secretária de Saúde de Jequiá da Praia, Patrícia Cavalcante, apresentou a convite do Conasems aexperiência pioneira no Estado de implantação em 2014 do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) no município e aquisição de tabletes para os agentes comunitários de Saúde.
Outras pautas que levaram os congressistas à reflexão e ao debate incluíram 30 Anos do SUS: Responsabilidades e Financiamento na Gestão Descentralizada; Programa Mais Médicos; Portaria nº 3992/2017: Novo modelo de organização e transferência de recursos federais para o financiamento da Saúde; como fortalecer e inovar na atenção básica do SUS; implementação do Conjunto Mínimo de Dados (CMD) no território nacional; dentre outras de igual relevância.