Marcha: Prefeitas alagoanas representam AMA na reunião do Movimento Mulheres Municipalistas Marcha 2018
Alagoas tem 21 mulheres prefeitas que lutam pelo municipalismo. Ao representar a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), as prefeitas de Mar Vermelho, Juliana Almeida, e de Feliz deserto, Rosiana Beltrão, participaram da reunião o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), na tarde desta segunda-feira, 21 de maio.
O movimento completou um ano de fundação, e nesta reunião apresentou as conquistas e os resultados alcançados nos últimos 12 meses. As prefeitas Rosiana e Juliana são municipalistas atuantes. Rosiana já foi presidente da AMA e também teve papel de destaque nas Marchas e na diretoria da CNM, nesta nova gestão vai assumir como representante da região Nordeste. A prefeita Juliana também está na sua gestão como prefeita e sempre lutou pela presença das mulheres na política alagoana.
A plenária Resultados alcançados e Desafios para 2018 estava lotada de gestores e gestoras municipais. As fundadoras do movimento, Tania Ziulkoski e Dalva Christofoletti, iniciaram as atividades. Posteriormente, o espaço foi aberto para duas entidades apresentarem pesquisas focadas na participação da mulher na política.
“Nós não tínhamos nenhuma representação feminina dentro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e tínhamos pouquíssimas prefeitas”, fala Tânia ao lembrar-se dos primeiros passos para fundação do movimento, que hoje conta com representantes de 25 Estados, indicadas pelas presidências das entidades estaduais. “Temos muito chão para andar, mas aonde chegamos nesse um ano de trabalho, realmente, é uma coisa que nos gratifica muito”, disse a fundadora bastante emocionada.
O público teve a oportunidade de participar dos debates. E para finalizar a plenária, representantes do Instituto Alziras falou da participação da mulher na política nacional e reforçou a importância da pesquisa Perfil das Prefeitas no Brasil 2017-2020, que será aplicada durante os quatro dias da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.