Ministro dos Direitos Humanos enaltece parceria dos Municípios com a pasta Marcha 2023
Em breve saudação aos gestores municipais presentes na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, reforçou a importância de se ter uma conexão dos Municípios com a pasta. “Não existe política nacional de direitos humanos sem uma profunda conexão com os prefeitos e as prefeitas”, reforçou.
Durante a fala, o ministro ressaltou que para materializar as políticas de proteção aos grupos vulneráveis, lutar contra as discriminações e estabelecer políticas públicas de ação afirmativa, é necessária a participação dos gestores. “Não existe condição de tratar das pessoas de rua porque elas estão nas cidades. Se não formos capazes de articular com prefeitos e prefeitas, não seremos capazes de dar cumprimento àquilo que exige a Constituição Federal, os tratados internacionais em termos de proteção dos direitos humanos”, disse.
Por fim, anunciou que o ministério deve lançar um programa que vai envolver os Municípios. “Vamos apresentar um programa para colocar todos os Municípios em conexão permanente com o ministério para que possamos não só colocar as políticas nacionais de direitos humanos à disposição dos senhores, mas como aprender com aquilo que os senhores e senhoras têm feito. Vocês já fazem política de direitos humanos. Nós queremos aprender e aplicar em nível nacional”, finalizou.
Apresentando o painel durante a programação, o 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema (MG), Julvan Lacerda, agradeceu a participação do ministro no maior evento municipalista e parabenizou ao procurar os prefeitos para trabalhar os direitos humanos no país. “É importante que o governo esteja aberto aos Municípios”, acrescentou. Confira a galeria de fotos.