Oportunidade de cooperação internacional é oferecida pelo InovaJuntos Municípios
As fronteiras não são mais barreiras para a atuação municipal a nível internacional. Com a globalização, os Municípios ampliaram seu dinamismo devido à emergência de novas agendas e temas que impactam a gestão pública e a vida da população. A interação com outras localidades e entidades de outros países é uma tendência crescente e que pode gerar resultados na realidade municipal.
Para apoiar os Entes locais nesta missão, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal e o financiamento da União Europeia, promove o Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade. Entre os objetivos está o de fortalecer o desenvolvimento urbano por meio do fomento da inovação nas políticas públicas e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).
Para participar do processo seletivo, o gestor deverá acessar o site do Programa e conferir o edital na íntegra. No site também é disponibilizado um formulário, em que poderão se inscrever Municípios filiados à CNM.
A CNM reforça que é preciso estar atento aos requisitos, critérios e prazos estabelecidos no edital. O Projeto receberá candidaturas até 31 de janeiro e, para esclarecer quaisquer dúvidas, o gestor poderá enviar um e-mail para inovajuntos.br@cnm.org.br ou entrar em contato com a equipe pelos números (61) 2101-6064 (Lorenna) e (61) 2101-6630 (Lyse).
Cooperação internacional
A cooperação internacional significa um trabalho em conjunto com diferentes atores no cenário internacional para que possam alcançar objetivos convergentes. A atuação com Municípios e entidades de outros países pode ser realizada a partir da identificação das necessidades e desafios dos Municípios. Para isso, é necessário que o gestor tenha uma agenda interna estabelecida para, a partir daí, aderir a compromissos internacionais.
O InovaJuntos oferecerá a cooperação internacional como uma ferramenta para que os Municípios possam trocar experiências e aprendizados com Municípios portugueses e latino-americanos. O objetivo é que possam construir conjuntamente ações e estratégias inovadoras nas políticas públicas. Nesta primeira fase, o Projeto selecionará 4 Municípios e/ou consórcios públicos brasileiros, que atuarão com 12 Municípios/entidades portuguesas. Já na segunda, o Projeto selecionará mais 16 Municípios brasileiros, que atuarão com 8 latino-americanos. Os selecionados serão alocados em 4 grupos temáticos, que serão os clusters do Projeto: Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Territorial e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social.
Novos Gestores
Entre os dias 18 e 28 de janeiro, a CNM realizará os Seminários Novos Gestores para os novos mandatos que se iniciam e reunirá orientações e informações para auxiliar os gestores em diversas áreas da gestão pública. Um dos painéis do evento vai tratar sobre cooperação internacional e os projetos implementados pela entidade.
Para os gestores que tiverem interesse em acompanhar, será realizado sempre no segundo dia dos eventos regionais, às 11h. O evento será online e gratuito e, para participar se inscrever, basta acessar o portal novosgestores.cnm.org.br.
No seminário também será lançada uma cartilha sobre orientações de como o Município pode atuar internacionalmente. Acompanhe o portal CNM para conhecer esta e as demais publicações da coletânea.