Parceria entre Confederação e IBGE promovem ações de qualificação sobre Censo 2020 Municípios
A parceria entre a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a promoção dos seminários CNM Qualifica, tem motivado a participação de diversos gestores municipais. Com o tema principal sendo o Censo 2020, a capacitação reuniu em 2019 prefeitos, secretários, gestores e lideranças nos Estados de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Para o IBGE, os avanços são significativos e têm gerado resultados como a adesão das prefeituras ao Projeto de Intercâmbio de Endereços do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). O cadastro por parte dos Municípios interessados agora passará a ser feita de forma eletrônica, por meio do site da CNM, previsto para a 2ª. Semana de fevereiro. Em contrapartida, a geração da base cadastral do CNEFE, que é disponibilizada para os Municípios, passou a ser feita de maneira automatizada, permitindo distribuição mais rápida das informações, que ficam prontas para serem baixadas no repositório do IBGE Drive.
Os eventos de qualificação obtiveram boas avaliações dos participantes, de modo a justificar a renovação da parceria. Esses bons resultados estimularam a CNM a manter o programa, estendendo-o para este primeiro semestre de 2020.
A partir de março, começa uma nova temporada e estão previstos seminários no Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A participação do IBGE também está confirmada na XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, que acontece de 17 a 20 em Pernambuco e na XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, que acontece de 25 a 28 de maio em Brasília; e no programa Bate-Papo com a CNM, em data de julho, antes do início da coleta censitária que deve começar em 1º de agosto.
Outras informações sobre essa parceria, contate: atendimento@cnm.org.br.
Foto: IBGE
Da Agência CNM de Notícias, com informações do IBGE