Presidente da Caixa Econômica ouve demanda de prefeitos e reconhece necessidade de agilizar procedimentos Marcha 2023
Em participação na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, reconheceu a necessidade de melhorar procedimentos para agilizar o atendimento aos Municípios. Ela participou de painel nesta quinta-feira, 30 de março, no palco principal.
“Eu sei as dificuldades, em especial nas pequenas cidades que dependem de repasses do governo federal para viabilizar políticas públicas”, afirmou. A presidente do banco estatal afirmou que busca solucionar gargalos e atender as necessidades dos Entes locais, uma vez que a Caixa é a principal gerenciadora dos programa sociais e de projetos de desenvolvimento e infraestrutura.
Questionada sobre o prazo que o banco leva para liberação de recursos em contratos de repasse, Serrano esclareceu que, no processo burocrático entre o banco e a prefeitura, há questões que são geridas pelos ministérios. “Muitas vezes não está parado na Caixa, mas no trâmite no próprio governo. Estamos afinando as operações com os ministérios e buscando soluções para agilizar”, reforçou.
Sobre a medição de obras, a presidente da Caixa ponderou que a burocracia também dá segurança para o gestor municipal. Ela se comprometeu ainda em ampliar a transparência para que os Municípios saibam em que estágio estão os projetos e tenham assessoria do banco para solucionar problemas.
Mediaram o painel o segundo-secretário da CNM e prefeito de Santana do Seridó (RN), Hudson Pereira de Brito, e o primeiro tesoureiro da CNM, prefeito de Santarém e presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Nélio Aguiar.