Programa Criança Alagoana é selecionado pelo ENAP para aprimoramento e acompanhamento
O programa Criança Alagoana, conhecido como Cria e desenvolvido pelo governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), foi selecionado para a 3ª edição da Janela de Avaliação — iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Itaú Social e a Flacso Brasil. O programa, que hoje muda a vida de mais de 140 mil famílias, está entre as cinco políticas públicas estaduais escolhidas para passar por um processo de avaliação e aperfeiçoamento com apoio especializado da equipe da Enap.
A Janela de Avaliação da Enap busca identificar iniciativas que tenham impacto positivo em âmbito estadual e municipal e oferecer suporte para o aprimoramento de suas práticas por meio de um método colaborativo e formativo com equipe especializada. O programa Criança Alagoana se destacou através da sua entrega e resultados para a primeira infância alagoana, atuando em diferentes indicadores ligados à saúde, educação e assistência social.
Implementado nos 102 municípios de Alagoas, o CRIA busca assegurar apoio integral às crianças alagoanas por meio de ações de proteção social, implantação e qualificação dos equipamentos de saúde e da educação básica.
De acordo com a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, esse é um momento de comemoração pelo reconhecimento alcançado.
“Não há palavras para descrever a importância desse reconhecimento que o Cria está ganhando. Ficamos em segundo lugar frente a políticas públicas de diversos estados brasileiros. Estamos imensamente felizes em ver que nosso programa tem feito verdadeiramente a diferença na vida de milhares de alagoanos, ajudando a mudar cada vez mais a realidade das nossas crianças, permitindo que elas tenham um pleno desenvolvimento infantil”, disse.
A seleção do Cria passou por três etapas acirradas com programas de peso. Na primeira fase, 24 programas estaduais foram avaliados quanto à documentação e à adequação às diretrizes do edital. Dos inscritos iniciais apenas 14 avançaram para a segunda fase, que analisou a defesa escrita da candidatura. A terceira e última fase contou com entrevistas, nas quais cinco políticas públicas foram contempladas, entre elas o Programa Criança Alagoana.
O processo seletivo
As diversidades temática e regional, além da excelência técnica das candidaturas recebidas, foram destaque no processo seletivo. Entre os temas abordados nas candidaturas estão aprimoramento da gestão pública, governo digital, resposta a emergências climáticas, superação da pobreza, segurança alimentar e nutricional, educação, saúde, segurança pública, esporte, habitação, combate ao racismo e às desigualdades de gênero.
A Janela Avaliação é uma iniciativa conduzida pela Assessoria para Avaliação, serviço da Coordenação-Geral de Avaliação e Organização de Evidências. A Assessoria para Avaliação já acumulou um portfólio de mais de 70 atendimentos, incluindo análises ex ante, avaliações ex post, análises de impacto regulatório e avaliações de resultado regulatório. Ao longo desse período, a iniciativa tem apoiado instituições de diferentes esferas governamentais, contribuindo para a institucionalização da cultura de avaliação no setor público brasileiro.