Redução nos bancos de sangue leva AMA a estimular doações Municípios
O isolamento como medida preventiva para evitar a disseminação do novo coronavírus e o medo com o surto da Covid 19 têm impactado diretamente nos bancos de sangue dos Municípios de todo o país. A queda nas doações preocupa a Confederação Nacional de Municípios (CNM) que possui o projeto Rede de Municípios de Doadores, iniciativa da entidade para incentivar o estoque de bancos de sangue nos hemocentros.
Em Alagoas, a Associação dos Municípios Alagoanos- AMA- está estimulando as doações através de campanha educativa nas redes sociais no Hemoal, em Maceió e em Arapiraca. A doação não traz riscos de contágio pelo coronavírus e aponta que os Hemocentros estão realizando todas as medidas de segurança para higienização e cuidado aos cidadãos. Os hemocentros estão trabalhando com hora marcada para evitar aglomerações.
Veja a campanha e compartilhe:
Recomendações
Em fevereiro, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica de como deve ser a doação de sangue em meio a pandemia. Segundo a Pasta, não há testes específicos para a Covid 19 no sangue coletado e nem evidências de transmissão por transfusão de sangue do coronavírus. Entretanto, o governo federal anunciou as seguintes medidas de precaução para os interessados em doar sangue:
• Não poderá doar por 30 dias a partir da data de retorno quem viajou para áreas com transmissão comunitária do vírus;
• Não poderá doar por 30 dias a partir do último contato quem esteve com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus, ou contato com casos suspeitos em avaliação;
• Quem teve diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverá ser considerados inapto por um período de 90 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação);
• Candidatos à doação de sangue que apresentaram resfriado comum ou infecções de vias aéreas superiores causadas eventualmente por coronavírus, sem história de viagem para áreas endêmicas ou contato com pessoas provenientes destas áreas não devem ser considerados de risco para a infecção destes novos vírus
• Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes
Hemoal
Se antes da pandemia da Covid-19 as doações de sangue diárias já eram insuficientes para manter estabilizado o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), após a decretação do isolamento social, o comparecimento de voluntários ao órgão reduziu drasticamente, deixando o estoque crítico, com apenas 200 bolsas, quando seriam necessárias, no mínimo, 300. Para sanar esta situação, a Hemorrede Pública de Alagoas está agendando a ida dos voluntários às Unidades Maceió e Arapiraca, evitando, assim, aglomerações, que podem desencadear a contaminação pelo novo coronavírus.
Para agendar a doação de sangue no Hemoal Arapiraca, que funciona no Laboratório Municipal, na rua Geraldo Barboza, no bairro Centro, basta ligar para o telefone 3539 8285, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Se o voluntário desejar agendar sua doação na Unidade Trapiche do Hemoal Maceió, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), deve ligar para 3315 2109, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h.
A medida, segundo a gerente da Hemorrede Pública de Alagoas, médica Verônica Guedes, irá durar enquanto estiver em validade o decreto estadual n° 69.541, que determinou o isolamento social. “Ressalto, entretanto, que só devem agendar as doações, voluntários com bom estado de saúde, com exceção dos idosos, que mesmo podendo doar sangue até os 69 anos de idade, devem permanecer em casa, em isolamento domiciliar, conforme recomendam os infectologistas, por serem mais vulneráveis ao novo coronavírus”, ressaltou.
Hemovan – Além do agendamento para se candidatar à doação de sangue, o Hemoal disponibiliza o Serviço de Hemovan, onde grupos de 15 voluntários são transportados até a sede do hemocentro, através de marcação prévia, realizados também pelos telefones 3315 2109 (Hemoal Maceió) e 3539 8285 (Hemoal Arapiraca). “Este serviço é destinado a um grupo de voluntários, que pode se organizar e nos contatar para que iremos buscá-los num dia e horário acordados”, salientou a gerente da Hemorrede Pública de Alagoas.