Secretária de Saúde de Santana do Ipanema destaca vulnerabilidade populacional com foco no SUS Municípios
Secretária de Saúde de Santana do Ipanema destaca vulnerabilidade populacional com foco no SUS
Mary Wanderley
A secretária de Saúde de Santana do Ipanema e vice-presidente do Nordeste do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Conasems), Normanda Santiago, participou nesta sexta-feira no Congresso do Conasems e do 6º Congresso Norte e Nordeste, em Belém do Pará, da mesa sobre Gestão do SUS e vulnerabilidade populacional nas microrregiões brasileiras e ministrou palestra sobre a temática com foco na região.
De acordo com ela, o Ministério da Saúde precisa aumentar os recursos financeiros para os municípios, sobretudo os do Norte e Nordeste cujos usuários sofrem com problemas de locomoção, acesso e garantia de atendimento. Normanda destacou que os municípios aplicam até 31% dos seus recursos para manter o sistema funcionando e mesmo discutindo isso há mais de dez anos é necessário manter o alerta contra a PEC 95, que limita por 20 anos os gastos públicos.
“Lutamos por um SUS diferente e não nos calamos com as injustiças do governo federal. O momento é ímpar de eleições iminentes e a população brasileira precisa lembrar que o SUS é vivo e é nosso”, destacou. No encerramento da programação desta sexta-feira, 40 trabalhos de municípios brasileiros foram premiados com medalhas e certificados e 23 serão selecionados para a produção de web docs, que serão produzidos por equipe do Conasems.
O Congresso do Conasems pontuou o momento histórico dos 30 anos dessa entidade que representa a luta de gestores e trabalhadores municipais de saúde na construção e efetivação do SUS como política pública de saúde que se pauta no direito à cidadania e qualidade de vida da população brasileira. No encerramento do evento, o presidente Mauro Junqueira ressaltou a participação dos municípios brasileiros que com criatividade e compromisso apostam em experiências exitosas e inovadoras que revelam um SUS mais forte e de credibilidade.
Mary Wanderley
Assessoria de Comunicação do Cosems