Secretários de Saúde de 44 municípios assinam termo de adesão ao Provida Municípios
Clima de alegria marca solenidade de assinatura; presidente do Cosems assegura que entidade manterá luta para aumentar orçamento do Estado para a saúde
Secretários de Saúde de 44 municípios alagoanos assinaram na tarde desta terça-feira (26) o termo de Adesão e compromisso junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ao Programa de Assistência à Urgência e Emergência do Estado de Alagoas (Provida) na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, em Jaraguá. A cerimônia marcou a conquista da categoria após sucessivas reuniões entre gestores – capitaneadas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) – junto ao Governo do Estado por meio da Sesau.
A presidente do Cosems/AL, Izabelle Pereira, também gestora da Saúde de Teotônio Vilela agradeceu a toda a equipe técnica da Sesau pela sensibilidade em entender e ouvir as necessidades dos gestores, uma vez que, segundo ela, é nos municípios que a saúde acontece e onde os indicadores da população são modificados. Izabelle reforçou a responsabilidade e o compromisso do Conselho em fortalecer os municípios na luta por mais recursos e investimentos.
De acordo com ela o Estado precisa avançar de fato com ações e investimentos nos municípios, considerando que por trás de cada um existem pessoas necessitando de saúde de qualidade e emergencial. “A portaria do Provida vai beneficiar 45 municípios, mas a discussão tem que continuar e em agosto pleitearmos mais recursos no orçamento direcionados para a saúde. Para que o Estado seja fortalecido com saúde de qualidade e resolutiva para os 102 municípios”, defendeu a titular do Cosems, acrescentando que O Estado precisa com urgência implantar um sistema de regulação para monitorar serviços e produções.
O superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, José Medeiros, destacou a parceria constante com o Cosems e o empenho da presidente da entidade, Izabelle, para que os municípios possam avançar com mais recursos e qualidade no atendimento. “Vamos continuar juntos trabalhar para fazer saúde de melhor qualidade no Estado”, destacou.
Já o secretário executivo da Sesau, Paulo Teixeira, reconheceu a árdua luta dos secretários de Saúde para que o Estado ampliasse a quantidade de municípios beneficiados. “Não é o máximo que os municípios gostariam, mas o que o Estado pôde fazer em termos de orçamento”, afirmou Paulo, pontuando o empenho do Cosems junto ao Estado em buscar indicadores de saúde em patamares aceitáveis.
—
Assessoria de Comunicação do Cosems