Selo Turismo Responsável atesta ambientes seguros em mais de 28 mil empreendimentos e guias Municípios
Mais de 28 mil empreendimentos e guias de turismo possuem o Selo Turismo Responsável, que atesta estabelecimentos e guias de turismo comprometidos com os protocolos de biossegurança para proteção contra a Covid-19 dos turistas e dos trabalhadores do setor. Trata-se de uma sinalização visual para adequar-se à nova realidade e possibilitar a retomada segura e gradual das atividades.
O selo está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, entre outros. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor (trade), a partir de diretrizes internacionais.
Todos os documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os segmentos com maior número de adesão ao selo são: agências, hospedagens, guias, transportadoras e restaurantes, cafeterias, bares e similares. Há um protocolo destinado exclusivamente aos turistas, com atitudes de cada um que protegem a todos. Para aderir, o segmento precisa estar regular no Cadastur, que é o cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos.
Também é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. O selo deve ser colado em local de fácil acesso ao cliente e pode ser disponibilizado um QR Code para que o turista consulte as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. A ausência da adoção aos protocolos de biossegurança pode ser denunciada pelo Disque Saúde ou pelo telefone 136 para acionar os órgãos municipais de fiscalização sanitária.
A equipe técnica de turismo da CNM destaca que o selo Turismo Responsável é um passo importante para a retomada das atividades turísticas nos municípios e proporciona a segurança esperada pelo turista durante sua viagem. O Selo é um diferencial no atendimento do turista, que hoje está muito mais atento às normas de prevenção contra a Covid-19.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Mtur